“ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA BUSQUE INFORMAÇÕES E REFERÊNCIAS”.
Nós, da Spiculus, buscamos sempre o melhor para você!
O “sucesso” da sua obra ou reforma dependerá muito da contratação da mão de obra especializada, afinal, pedreiro, mestre de obras, ajudante de pedreiro e outros profissionais envolvidos serão os que irão transformar seu projeto em realidade.
Quando se trata de reforma, poderá ser necessário a convivência diária com o pedreiro e equipe, portanto, é muito importante você saber com quem estará convivendo durante este período de atividade, sendo assim, essa escolha deverá ser ainda mais minuciosa e delicada. Lembre=se disso no momento de escolher seu profissional.
O planejamento da obra é uma das etapas mais importantes do processo, é no planejamento que serão previstos os custos de materiais, as etapas de consumo dos mesmos, o tempo médio estimado da reforma ou construção, as despesas de consumo diária, semanal e mensal. Planejar é prever todo um processo, e diminuirá muito os problemas que uma obra ou reforma podem trazer, especialmente aquelas “surpresas”, como falta de material, desperdícios e principalmente o tempo excessivo para a conclusão, e portanto, aumentar os gastos. Muitos profissionais têm boas ideias para compartilhas com você, procure sugestão de fornecedores, tipos de materiais e até mesmo métodos de como fazer, que poderão agregar valor à sua obra e até mesmo gerar economias, mas lembre-se: o barato sai caro, assim sendo, busque por produtos de qualidade e com preços acessíveis, nesta hora a pesquisa e indicação também serão suas aliadas. O pedreiro pode dar boas dicas para ajudá-lo à encontrar o melhor preço.
Como fazer a gestão de manutenção de um condomínio?
A crescente preocupação com a segurança patrimonial e valorização de condomínios residenciais reacendeu o debate sobra a manutenção predial. Tópico que, mesmo sendo de extrema importância e de responsabilidade do síndico, continua não recebendo a devida atenção por parte dos profissionais.
Realizar a manutenção predial de forma preventiva e periódica é tão essencial para a segurança do condomínio quanto investir em equipamentos modernos de monitoramento. Afinal, a ausência dessa prática, pode acarretar em problemas nos equipamentos de uso contínuo dos condôminos como, por exemplo, boias das caixas d’água, bombas elétricas, piscinas, elevadores, portões, etc.
Além disso, a prática está entre as responsabilidades do síndico. Como administrador do condomínio, conforme definição do Código Civil (Art. 1.348), síndico deve guardar as partes comuns do prédio e zelar pela prestação dos serviços que interessam aos moradores.
Montando um plano de manutenção predial:
O programa de manutenção predial deve ser elaborado de acordo com a ABNT NBR 5674:2012, Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Ele deve considerar as características das edificações, como tipologia, uso efetivo, tamanho, complexidade, localização e implicações no entorno.
Os tipos de manutenção predial, existem três tipos de manutenção realizada em prédios:
1. Manutenção preventiva;
2. Manutenção corretiva;
3. Manutenção preditiva;
A manutenção preventiva é realidade antes da necessidade de reparos. Ela está relacionada à elaboração de atividades que ajudem a conservar a funcionalidade do edifício.
A manutenção corretiva está relacionada à correção dos erros e desgastes nas máquinas, nas instalações e nos equipamentos. Trata-se de uma manutenção que reage à uma situação problemática e, por esse motivo, tem um custo mais elevado.
Já a manutenção preditiva apresenta características dos dois tipos anteriores. Ela começa em uma situação de correção e passa à avaliar regularmente os equipamentos e as instalações à fim de garantir sua funcionalidade. Trata-se de um tipo de manutenção predial de custo baixo e traz menos trabalho compara à corretiva.
A manutenção predial preditiva envolve uma técnica que consiste em avaliar as atuais condições dos equipamentos e das instalações. Com apoio de um acompanhamento planejado, inclusive com inspeções in loco (trabalho de campo), os técnicos recolhem dados para fazer uma análise do que está efetivamente ocorrendo.
Baseando-se em como os equipamentos se encontram de verdade, essa estratégia define qual será a periodicidade da manutenção de um determinado equipamento ou instalação, o que ajuda a reduzir paradas prolongadas da manutenção corretiva, que sempre resultam em custos altos.
Para efetivar essa análise proativa, os técnicos utilizam câmeras termográficas, técnica de ultrassom, testes que avaliam as vibrações e outros dispositivos, Esses aparelhos também são utilizados na manutenção corretiva e na manutenção preventiva.
Entre as vantagens que esse tipo de manutenção oferece, podemos destacar:
– Diminuição das intervenções de correção;
– Período estimado das avaliações nos equipamentos/instalações;
– Redução das inspeções físicas e a desmontagem das máquinas;
– Garantia de maior confiança em cada equipamento;
– Aumento na vida útil dos equipamentos/instalações;
– Definição das causas que originaram os problemas;
– Custos menores;
A correta noção sobre os serviços de manutenção dentro do seu complexo residencial, predial ou industrial, você terá muito mais controle de suas ações de gestão, tornando-se altamente estratégica e aperfeiçoada.
“ Desejamos que seus objetivos e metas sejam alcançados com êxito, por isso estamos aqui para dar essa força”.
3 motivos para contratar a SPICULUS
Orçamentos justos com preço competitivo, diagnósticos precisos e atendimento personalizado.
Cobrimos quaisquer orçamentos mediante comprovação.
Equipe altamente especializada e equipada com o que há de mais moderno no mercado!
Spiculus © 2022 CNPJ 31.351.610/0001.63 R DONA FIRMINA – 1225 CEP – 91.520-210 BAIRRO/DISTRITO VILA SAO JOSE
Fale conosco!